“Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro.
A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro.
Ela respondeu: Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber.
Acabando ela de dar a beber, disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam.
E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos.“ Gênesis 24:15-20
Como está difícil hoje em dia, encontrar-se moças com essas características de Rebeca.
Veja que suas qualidades foram manifestas logo de cara e eu não estou falando da aparência, mas da atitude!
Se você conhece a história dela na íntegra, já deve saber que ela foi escolhida por Deus, para casar-se com um grande homem de Deus – Isaque, filho de Abraão. (Se você não conhece, pode ler no livro de Gênesis, capítulo 24)
Ta bom, até aí dá pra vermos a diferença que Rebeca fez naquela época, em relação a maioria das moças de hoje em dia… Por além de ser formosa de aparência, ter-se guardado para o seu futuro marido e ter tomado uma atitude graciosa de ter servido aquele homem (espírito de serva) o qual nem conhecia dando-lhe de beber água e a todos os seus camelos (e olha que não deviam ser poucos hein!).
Além disso, ela demonstrou total confiança em Deus, no momento que viu que era da vontade de Deus que ela se casasse com um homem que ela nem conhecia, mas ela obedeceu e foi honrada.
Sabe, não que você deve se casar com quem nem conhece (isso era um costume daquela época), mas se você quer fazer a diferença nos dias de hoje, deve seguir o exemplo de Rebeca no fato de confiar em Deus, não ficar preocupada com a aparência da outra pessoa, mas esperar em Deus de que Ele preparará a pessoa certa, na hora certa.
E enquanto isso você deve investir sim na sua aparência, saúde e principalmente na vida espiritual, procurando ter esse espírito de serva!
Fiquem ligados no próximo post da série – Jovens que fizeram a diferença – José
Wilton Fernando
Coordenador FJU-Formosa